Atividade 1
Lembranças a respeito do aprendizado em leitura e escrita em língua materna.
Ao longo de todo o seu percurso escolar até chegar neste curso de graduação(mesmo que tenha havido interrupções nesse percurso), quais são suas lembranças a respeito do seu aprendizado em leitura e escrita em língua materna? Tente equilibrar seu relato, destacando tanto os aspectos negativos quanto os positivos.
Sempre fui aluna de escolas particulares, logo, a atenção a respeito do ensino é bastante vigiado, tanto por parte da direção pedagógica (que não quer ouvir reclamações dos pais), quanto dos próprios pais (que querem ver resultado), afinal estão investindo dinheiro na educação dos filhos.
No meu caso, com exerção de um único professor, foi bastante proveitoso e prazeroso minhas aulas de língua portuguesa. Mesmo assim, não posso dizer que sei escrever. Porque ainda sim, tenho muitas dúvidas, com relação a gramática. É impressionante como passamos tanto tempo estudando quase a mesma coisa por anos, e ainda é tão complexo seu intendimento.
Acredito ser válido escrever corretamente, mas não creio que seja algo extremamente essencial. Pois não dependemos apenas da escrita correta e perfeita para nos comunicar com o mundo. Porque a função principal da escrita é comunicar, e isso pode ser feito de várias maneiras. Existe "enes" formas de comunicação, e a escrita não a tenho como a mais importante, pode ser que ela até seja , mas para mim a fala, o visual e o contextual são formas mais simples de se expressar que tem um grande significado.
Voltando lá no único professor que me causou terror, sim terror, ele era especialista em causar revolta e medo perante seus alunos. Acredito que fazia isso para impor sua AUTORIDADE, uma especie de "quem manda aqui sou eu". Gozado foi o dia em que ele pediu para que fizéssemos uma redação falando sobre ele, daí surgiram redações muito cômicas, lembro-me da de um amigo que dizia mais ou menos assim: - Pior que as pragas do Egito, temido como o exorcismo pelos demônios es que surge em nossas manhãs o terrível Prof. Dionás (a mistura de demônio com satanás, era esse o apelido que ele tinha nos corredores do colégio)", mas até que a atividade serviu para que ele se avaliasse e melhorasse sua maneira de agir, não mudou muita coisa mas reduziu o número de redações semanais de dez para cinco apenas.
E quando pensava que nunca ia gostar da minha própria língua, aparece em minha vida, Fátima Soriano, uma professora espetacular, entender português era algo prazeroso. Literatura então, nem se fala, todos os dias das suas aulas era uma nova expectativa pelo poema que ela iria declamar antes de qualquer atividade, sinto saudades daquele prazer e carrinho que ela demostrava ao dar suas aulas. Essa professora foi a minha maior inspiradora para também, assim como ela, respeitar e querer ser uma educadora.
E quando pensava que nunca ia gostar da minha própria língua, aparece em minha vida, Fátima Soriano, uma professora espetacular, entender português era algo prazeroso. Literatura então, nem se fala, todos os dias das suas aulas era uma nova expectativa pelo poema que ela iria declamar antes de qualquer atividade, sinto saudades daquele prazer e carrinho que ela demostrava ao dar suas aulas. Essa professora foi a minha maior inspiradora para também, assim como ela, respeitar e querer ser uma educadora.
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